Instituto Butantan apresenta tecnologias da área da saúde no InovaCampinas

Instituto Butantan apresenta tecnologias da área da saúde no InovaCampinas

Empresas da área de biomedicina ganham mais um motivo para visitar o InovaCampinas. Com mais de 100 anos de experiência, o Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, e acaba de confirmar sua presença no estande da Rede Inova São Paulo, na área de exposição do evento. (confira aqui todas as empresas confirmadas)

“As pessoas conhecem as facetas de cultura, ensino e pesquisa científica do Instituto Butantan, e também nosso lado de produção, graças aos soros e vacinas que se originam aqui”, conta Fábio de Carvalho Groff, Gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto. “Nossa participação no InovaCampinas vem no contexto de ampliar o conhecimento geral do público a respeito de outra grande faceta: a inovação e o licenciamento de tecnologias aqui criadas”, completa. O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica nas áreas de Biologia e de Biomedicina relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública, e traz para o evento quatro tecnologias inovadoras que estão disponíveis pra parcerias com empresas interessadas.

É destaque a nova vacina contra a tuberculose, que contém uma proteína que potencializa o efeito protetor do Bacilo de Calmette Guérin (BCG). Na fase de experimentos, os pesquisadores compararam a proteção oferecida pela BCG convencional com a BCG recombinante, e os resultados indicam que a nova vacina tem um efeito notavelmente superior contra o bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Também serão apresentados no estande dois peptídeos sintéticos com aplicação na área da saúde. Um deles tem atividade citoprotetora, induzindo a expressão de moléculas de matriz extracelular (colágeno, fibronectina) e atuando como antiapoptético, e pode ser utilizado para remodelagem tecidual, como cicatrizante, cosmecêutico ou em doenças degenerativas. O outro peptídio apresentado é um aliado no combate ao Trypanosoma cruzi, protozoário responsável pela transmissão natural da Doença de Chagas, e se mostrou capaz de inibir em mais de 90% a infecção na célula hospedeira. O Butantan traz ao evento, ainda, um novo agente imunossupressor de origem proteica, que é isolado a partir do veneno da serpente Lachesis muta, e tem potencial para ser utilizada no tratamento de doenças autoimunes e transplantes.

Interessados em saber mais sobre as tecnologias do Instituto Butantan podem visitar a instituição no estande da Rede Inova São Paulo na área de exposição do InovaCampinas, durante o período da manhã. Para marcar uma reunião com o Instituto Butantan durante o evento, escreva para nit@butantan.gov.br.

Fonte: Rede Inova São Paulo

Cadastre seu e-mail no formulário ao final da página e receba a nossa newsletter 🙂

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades 🙂

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

 (19) 3521-2556