“Todas as startups que escalam começaram com uma mentalidade global desde o início”, garante Adeo Ressi, CEO do Founder Institute

“Todas as startups que escalam começaram com uma mentalidade global desde o início”, garante Adeo Ressi, CEO do Founder Institute

Prestes a desembarcar no Brasil para participar do Encontro Unicamp Ventures 2017, o CEO do Founder Institute, Adeo Ressi, faz uma análise do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo, e em quais pontos empreendedores devem prestar atenção para terem sucesso nos negócios.

Unicamp Ventures: Como você analisa a performance do Brasil e o nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação?

Adeo Ressi: Todo ecossistema tem um conjunto único de oportunidades e desafios. O Brasil é um mercado de rápido crescimento, onde novas tecnologias são necessárias para ajudar o país a crescer. O nível de educação é alto e há muitos empreendedores inteligentes e talentosos, que querem criar negócios de base tecnológica. Por outro lado, ainda há uma série de desafios regulatórios no Brasil que poderiam ser melhorados. Houve algumas melhorias recentes no que se refere à constituição das empresas, porém, ainda há questões relacionadas a investimento estrangeiro e participação estrangeira. Agora, o Brasil poderia pressionar o governo para inspirar mais startups e incentivar mais investimentos.

Unicamp Ventures: Você acredita que a mentalidade do Vale do Silício é replicável em outros locais?

Adeo Ressi: Vimos a mentalidade do Vale do Silício ganhar espaço em vários países ao redor do mundo, incluindo países da América Latina. Em geral, leva muitos anos para que muitos dos princípios da mentalidade do Vale do Silício sejam adotados. Por exemplo, a maioria das pessoas no Vale do Silício acredita em um mundo de oportunidades ilimitadas. Em muitos mercados emergentes, as pessoas acreditam que há oportunidades finitas. Essa crença em oportunidades finitas geralmente leva à concorrência entre as empresas e não à colaboração. Nesse sentido, o Founder Institute reúne as pessoas em todos os mercados onde operamos, ajudando-os a colaborar, tornando o ecossistema de inicialização mais forte.

Unicamp Ventures: Por que a inovação nas grandes empresas é crucial nos dias de hoje e como startups podem ajudar nesse sentido?

Adeo Ressi: Toda indústria importante, em que os seres humanos estão envolvidos nos processos, está passando por uma transformação maciça no momento. As empresas que confiaram em monopólios e grandes bases de clientes estão sendo atacadas pela inovação pela comunidade de startups. Então, se uma empresa não muda, verá uma redução dramática ou uma completa falência. As grandes empresas devem trabalhar com startups e adquirir startups para ajudá-las a inovar nesse período de mudanças dramáticas. O problema é que as grandes empresas têm o desafio de impulsionar a inovação internamente. A melhor aposta para o seu crescimento e sobrevivência contínuos é trabalhar com a inovação que vem de fora da organização. E a maior parte dessa inovação virá de startups.

Unicamp Ventures: As startups brasileiras tem dificuldade de escalar. Você vê dessa maneira também? O que falta para os empreendedores brasileiros?

Adeo Ressi: Todas as startups que escalam hoje começaram com uma mentalidade global desde o início. O problema com o Brasil, que é um problema similar ao dos EUA, é que todo o mercado é grande o suficiente para construir um negócio relativamente grande. No entanto, você só pode escalar tão rápido, e muito, em um único mercado. É imperativo olhar para outros mercados para continuar o crescimento após dois ou três anos de operação. Para o Brasil, isso é ainda mais importante, já que a maior parte do financiamento nessa fase posterior ainda está concentrado nos EUA e uma empresa brasileira local terá dificuldade em arrecadar capital dos investidores norte-americanos se estiverem focados exclusivamente no mercado brasileiro.

Unicamp Ventures: Como vocês escolhem os candidatos para o programa do Founder Institute. O que vocês consideram mais importante?

Adeo Ressi: Buscamos duas coisas no Founder Institute quando trabalhamos com alguém para lançar um negócio de tecnologia. Primeiro, examinamos sua personalidade para garantir que eles tenham os melhores atributos para ter sucesso no mundo estressante da construção de um negócio de rápido crescimento. Em segundo lugar, procuramos ver se eles têm a determinação e a força de vontade de levar sua ideia a um negócio que tem a oportunidade de mudar o mundo. Usamos várias técnicas de ciências sociais e outros métodos cientificamente validados para garantir que recrutamos e, em última instância, formemos alguns dos melhores empreendedores em cada cidade, cada região e o mundo.

O tema te despertou interesse? Então não perca de assistir à palestra do CEO do Founder Institute, Adeo Ressi, que participa do Encontro Unicamp Ventures, no dia 25 de outubro, durante o InovaCampinas. Inscreva-se!

 

Fonte: Inova Unicamp 

Cadastre seu e-mail no formulário ao final da página e receba a nossa newsletter 🙂

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades 🙂

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

(19) 3521-2556

contato@inovacampinas.org.br

comunicacaoinova@inova.unicamp.br