SENAI-SP apresenta soluções tecnológicas para indústria de diferentes setores no InovaCampinas

SENAI-SP apresenta soluções tecnológicas para indústria de diferentes setores no InovaCampinas

Referência na formação de profissionais especializados para a indústria, o SENAI-SP se consolida também como provedor de soluções tecnológicas em diversos segmentos. Durante o InovaCampinas 2017, que ocorre no dia 25 de outubro no Expo D. Pedro, a instituição marca presença no estande da Rede Inova São Paulo, apresentando suas principais iniciativas de promoção à PD&I com empresas, dentre as quais destacam-se a atuação dos Institutos SENAI Tecnologia (IST), Institutos SENAI de Inovação (ISI) e UpLab, tal como o Edital de SENAI de Inovação e o Programa Conexão Indústria.

Os Institutos SENAI têm atuação integrada por todo território brasileiro e podem executar serviços em conjunto, somando competências e entregando resultados. Os Institutos SENAI Tecnologia (IST) são unidades com infraestrutura física e pessoas qualificadas para a prestação de serviços técnicos especializados, de metrologia e consultoria, com o objetivo de aumentar a competitividade de indústrias de todos os portes, e desenvolvem soluções com base em tecnologias já consolidadas, para criar novos processos e novos produtos com diferentes graus de complexidade. Já os Institutos SENAI de Inovação (ISI), são unidades especializadas no desenvolvimento integrado de produtos, processos, pesquisa aplicada, solução de problemas complexos e antecipação de tendências tecnológicas. Tendo como foco áreas transversais do conhecimento, São Paulo conta com dois ISIs, um em Materiais Avançados e Nanocompósitos e outro em Manufatura Avançada e Microfabricação.

UpLab é um modelo pioneiro de pré-incubação e aceleração de projetos para startups tecnológicas e industriais, inaugurado pelo SENAI-SP em agosto deste ano. O espaço traz os mais modernos conceitos e metodologias para que ideias saiam do papel ou deixem de ser apenas uma prova de conceito, e ganhem consistência para atingir o mercado. Seu objetivo é apoiar o empreendedor no desenvolvimento tecnológico para a construção de seu protótipo final e possibilitar a qualificação necessária para apresentação do projeto às empresas e investidores.

Edital SENAI de Inovação é organizado pelo SENAI em âmbito Nacional, e tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, subsidiando até R$ 400 mil para o desenvolvimento tecnológico de empresa que querem trabalhar com o SENAI, custeando prioritariamente horas técnicas e matéria-prima relacionadas aos projetos. Podem participar do Edital indústrias com CNAE Primário industrial ou Startups de Base Tecnológica (EBT). Entre os projetos concluídos com grandes empresas, destacam-se parcerias com: Siemens, Votorantim, Internacional Científica, Festo e a First Line Medical Device. O Edital SENAI de Inovação é parte do “Edital de Inovação para a Indústria”, que também tem participação do SESI e do SEBRAE, e pode ser acessado em: www.editaldeinovacao.com.br.

O programa Conexão Indústria busca preencher o gap tecnológico entre o estágio de desenvolvimento da tecnologia resultante da pesquisa de diferentes instituições e a demanda das empresas, atuando em duas frentes principais: 1) o SENAI recebe as demandas tecnológicas das empresas que buscam por tecnologias já prontas, ou com alto grau de maturidade e convida os principais NITs de universidades e/ou centros de pesquisa do Estado a identificarem se possuem patentes que podem interessar para as empresas, e  2) se a empresa se interessar em licenciar uma tecnologia do NIT, mas esta tecnologia ainda precisar de outros desenvolvimentos, o SENAI elabora uma proposta de desenvolvimento/serviço para empresa, com a intenção de aumentar o grau de maturidade da tecnologia licenciada para a empresa, diminuindo os riscos para o setor produtivo.

Interessados em saber mais sobre as iniciativas do SENAI-SP podem visitar a instituição no estande da Rede Inova São Paulo na área de exposição do InovaCampinas. Para marcar uma reunião com a instituição durante o evento, escreva para nanci.gardim@sp.senai.brcolocando no título do e-mail: “AGENDAMENTO – Inova Campinas 2017”.

Fonte: Inova São Paulo

Conheça todos os eventos e atividades que serão realizados durante o InovaCampinas aqui

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

 (19) 3521-2556

contato@inovacampinas.org.br

comunicacaoinova@inova.unicamp.br