Notícias

Pangeia Biotech traz solução de modificação genética de plantas ao InovaCampinas

Texto: Vanessa Fujihira

Com o objetivo de resolver a produção de plantas transgênicas no Brasil, a Pangeia Biotech trabalha na transformação de plantas para a pesquisa em genética básica e aplicação no melhoramento vegetal, com o diferencial competitivo em qualidade e custos. A startup marcou presença no 3o InovaCampinas, fórum de inovação e desenvolvimento econômico da região de Campinas, que ocorre nos dias 20 e 21 de outubro, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Paulo Cézar de Lucca, sócio-proprietário da startup, explica que a Pangeia recebe dos clientes sequências genéticas e as incorpora em células vegetais in vitro, regenerando plantas transgênicas, com foco inicial em cana e milho. “Estamos fazendo contínuos esforços no avanço da tecnologia de transgenia para satisfazer todas as necessidades dos pesquisadores da academia e de empresas que atuam na análise funcional de genes e no desenvolvimento de plantas agronomicamente superiores, gerando patentes das técnicas desenvolvidas”, esclarece Lucca.

O sócio conta que a Pangeia é, atualmente, a única empresa latino-ameriana que oferece este serviço. “No Brasil, por exemplo existe uma carência muito grande de profissionais dessa área e todos os genes utilizados em plantas transgênicas comerciais foram desenvolvidos nos Estados Unidos. Não existem publicações brasileiras com plantas transgênicas de destaque”, finaliza.

A startup – criada em 2015 e atualmente incubada na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) – apresentou, no dia 20 durante o período da tarde, suas soluções na área de Exposição do 3o Fórum InovaCampinas, buscando difundir o novo conceito para o público presente e demonstrando sua metodologia de produção das plantas transformadas.

Para mais informações sobre a empresa, acesse: http://www.inova.unicamp.br/incamp/portfolio_page/pangeia-biotech/

 

Serviço:

3º InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado

20 e 21 de outubro

Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Mais informações: http://inovacampinas.org.br/

Inscreva-se gratuitamente: http://inovacampinas.org.br/#inscrevase

A 3º edição do InovaCampinas é realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora em parceria com a Unicamp e conta com o patrocínio da Prefeitura de Campinas, da Desenvolve SP, da FAPESP, da Terras de Barão Empreendimentos e da Somorelate.

Apoiam o evento o IAC, o Grupo RAC, o V8 Startups, o LIDE, a Inova Unicamp, o CIESP Campinas, o CRC&VB, a Associação Campinas Startups, a Incamp, a IMA (Informática de Municípios Associados), a ANPEI, o SindusCon SP, o Núcleo Softex Campinas, a Baita Aceleradora, a Innova Ventures Participações, o Movimento 100 Open Startups e a Rede Global do Empreendedorismo de Campinas.