O Futuro do Território e da Indústria

A palestra “Construindo o Futuro da Indústria Brasileira: oportunidades e riscos das inovações disruptivas” irá apresentar as mudanças na indústria impulsionadas pelas inovações e as tendências para os próximos anos. Entre os temas que serão trazidos para discussão estão os impactos das tecnologias disruptivas sobre o modelo produtivo atual; análise sobre a capacidade do sistema empresarial de aproveitar as oportunidades dessas inovações, além de uma reflexão sobre políticas públicas referentes a essas questões. A proposta do encontro é lançar um olhar mais crítico sobre as transformações tanto na indústria quanto nos modelos de negócios, nos produtos e mercados, além dos padrões de consumo, emprego, estilos de vida entre outros.

Já a Mesa “A proposição de um Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável – HIDS” tem dois objetivos principais: (i) apresentar o Projeto de Prospecção do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) e (ii) explorar, com os convidados da mesa, as oportunidades que esta iniciativa traz para alavancar e induzir uma inovação voltada para o desenvolvimento sustentável. Nesta mesa, a proposição do HIDS será debatida à luz das ações voltadas ao estabelecimento de cidades criativas, inovadoras e sustentáveis, buscando discutir seu conteúdo e a importância do território para este plano – entendendo-se o papel fundamental da necessidade do estabelecimento de um local onde as sinergias entre atividades inovadoras e sustentáveis possam acontecer.

Dia 24 de Outubro

14h Prof. Luciano Coutinho
Palestra: Construindo o Futuro da Indústria Brasileira: oportunidades e riscos das inovações disruptivas.
15h André Von Zuben, Prefeitura de Campinas

Representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Representante da Unicamp: Apresentação da proposta do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável

Representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Representante do Empresariado

Representante do Ministério das Relações Exteriores

Mesa:A proposição de um Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável – HIDS

Palestrantes

André Clark

Presidente e CEO da Siemens no Brasil

Biografia

Sua carreira como executivo iniciou na indústria de Papel & Celulose em 1995. Possui 17 anos de experiência nas áreas de Energia, Petróleo & Gás, Manufatura, Logística e Infraestrutura. Foi CEO da Acciona para o Brasil, Bolívia, Uruguai e Paraguai até 2016. Desde novembro de 2017, é presidente e CEO da Siemens no Brasil. É Bacharel em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Finanças e Gestão de Operações pela New York University Stern School of Business. Por meio de um papel ativo junto a diversas associações e entidades de diferentes segmentos comerciais, está presente na maioria dos debates importantes sobre o Brasil.

Cristiano Kruel

Head of Intelligence & Innovation da StartSe

Biografia

Cristiano Kruel é Head of Intelligence & Innovation da StartSe, uma jovem empresa com operações no Brasil, Vale do Silício e China e que busca preparar e conectar profissionais, empreendedores e empresas com a nova economia. Kruel possui larga experiência na modelagem de startups de alto impacto e de programas e projetos de tecnologia e inovação para grandes corporações.

Guilherme Novaes Procópio de Araujo

IBM Watson Executive

Biografia

Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com pós-graduação em Gestão de TI e MBA em Gestão de Vendas. Iniciou a carreira no mercado financeiro como trader de derivativos, trabalhou 6 anos na IBM Brasil onde teve diferentes cargos de gestão na área de Infraestrutura. Foi sócio de uma startup de Serviços em Cloud – onde ao final de três anos vendeu sua parte da empresa aos acionistas. Atuou por três anos na BMC Software ocupando posições de liderança America Latina. Retornou à IBM em 2015 como executivo de Security onde liderou a unidade até o final de 2016. Assumiu a posição de Executivo de Watson no início e 2017.