Mais Valor Agro

maisvaloragro

No evento + Valor Agro, os participantes poderão conhecer e discutir as inovações, iniciativas e casos de sucesso do setor de agronegócio, além de aproximar os diferentes stakeholders desta área. O objetivo será propiciar um ambiente para compartilhamento de conhecimentos e experiências, com a promoção do contato e relacionamento entre instituições e empresas. Nesta primeira edição serão abordados dois temas de grande relevância hoje: Agricultura Digital e Agregação de Valor, com foco no valor dos produtos, das novas tecnologias, dos novos segmentos e parcerias, incluindo ações conjuntas entre instituições de ciência e tecnologia, produtores, empresas, startups, spin offs.

Dia 24 de Outubro

14h Abertura

  • Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, Chefe da Embrapa Informática Agropecuária
  • Sérgio Augusto Morais Carbonell, Diretor-geral do Instituto Agronômico-IAC
  • José Eduardo Azarite, vice-presidente de Marketing da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi).
14h20 Painel: Agricultura 4.0: desafios e oportunidades

  • Cleber Soares, Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa
  • João Pontes, diretor de Marketing para América Latina da John Deere
  • Alberto Paradisi, Vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD
  • Fabio Stallivieri, Assessor de Diretoria da EMBRAPII
  • Moderadora: Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, Chefe da Embrapa Informática Agropecuária
15h30 Painel: Agregação de valor com qualidade dos produtos agrícolas: próximos passos?

  • Ariana Sgarioni, Produtora de vinhos na Adega Beraldo de Cale em Jundiaí, sócia/gerente/consultora em enologia na empresa EnoConexão
  • Cíntia Maretto, Consultora de Negócios no Sebrae-SP
  • Shirley Berbari, Diretora do Fruthotec – Instituto de Tecnologia de Alimentos -ITAL
  • Wander Villalba, Diretor Presidente da Ceasa Campinas
  • Moderador: Sérgio Augusto Morais Carbonell, Diretor-geral do Instituto Agronômico-IAC
16h40 Apresentação de casos de sucesso: 6 startups
17h10 Networking com coffee
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA STARTUPS

Apresente seu caso de sucesso no evento Mais Valor Agro

O “Seminário Amcham de Indústria 4.0”, que faz parte da trilha “Empreendedorismo” tem como objetivo compartilhar como a Indústria 4.0 está tomando conta das empresas, além de mostrar exemplos de mudanças e inovações necessárias para que essa nova revolução seja implementada. No evento, os participantes poderão contar com a presença de renomados palestrantes que irão discutir e abordar esta temática.

Palestrantes

Ariana Sgarioni

Produtora de vinhos na Adega Beraldo de Cale em Jundiaí e consultora em enologia na EnoConexão

Biografia

Tecnóloga em viticultura e enologia pela Universidade Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2016), nutricionista pela USP (2011), enóloga responsável pela parte produtiva da Adega Beraldo Di Cale, desde 2016, e implantação de novas técnicas de produção que garantem melhora da qualidade e diferenciação dos produtos no mercado. Realização de degustações temáticas, visitas guiadas e jantares harmonizados. Integra a empresa Enoconexão, como responsável pelas oficinas de vinificação e elaboração de espumantes e consultora na área vitivinícola com auxílio na comercialização de matéria-prima para vinicultores.

Cintia Maretto

Consultora de Negócios no Sebrae-SP

Biografia

Graduada em Ciências dos Alimentos pela ESALQ/USP e Escola Nacional Veterinária, Agroalimentar e de Alimentação – Oniris (França), mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ/USP e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV. Atua no escritório regional do Sebrae-SP em Campinas há cinco anos, com foco no gerenciamento de projetos regionais direcionados às micro e pequenas empresas. Realiza cursos, palestras e consultorias de negócios relacionados à gestão empresarial, sobretudo Marketing, Administração, Processos, Qualidade e Inovação, abrangendo 22 municípios da região de Campinas/SP.

Shirley Berbari

Diretora do Fruthotec – Instituto de Tecnologia de Alimentos -ITAL

Biografia

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (1985), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos ESALQ/Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é pesquisadora Científica VI e diretora técnica de Divisão do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Hortícolas do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Atuou em órgãos reguladores como a ANVISA e MAPA integrando grupos de trabalho para elaboração de padrões de legislação brasileira e do Codex Alimentarius. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal. Desenvolve trabalhos de pesquisa, assim como atividades de assistência tecnológica junto ao setor privado.

Fabio Stallivieri

Assessor de Diretoria da EMBRAPII

Biografia

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense. É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e Mudança
Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: a análise da dinâmica produtiva e inovativa das firmas, Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais, dinâmica do Sistemas Nacionais de Inovação e prospecção tecnológica. Possui diversos artigos publicados na temática de economia da inovação, em periódicos nacionais e internacionais, além de livros organizados e capítulos de livros. Atuou em diversos projetos de pesquisa, com destaque para a coordenação técnica das Agendas Tecnológicas Setoriais desenvolvido pela ABDI. Atualmente é o assessor de diretoria da EMBRAPII.

Wander de Oliveira Villalba

Diretor-presidente da Ceasa Campinas

Biografia

Tem 49 anos e fisioterapeuta formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Foi subprefeito do distrito de Sousas, em Campinas (2013 a 2016). Assumiu a Ceasa Campinas em 1º de janeiro de 2017, nomeado pelo prefeito Jonas Donizette, com a proposta de modernizar e dar mais eficiência à gestão da empresa pública.

Sérgio Augusto Morais Carbonell

Diretor-geral do Instituto Agronômico (IAC)

Biografia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela ESALQ – Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é pesquisador científico VI do Instituto Agronômico-IAC, diretor geral do IAC e líder de Pesquisa em Melhoramento do Feijoeiro nesta Instituição. Professor Permanente do Curso em Agricultura Tropical e Subtropical, Área de concentração em Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia do IAC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Feijoeiro. É corresponsável pela UBS-IAC para produção de sementes genéticas de grãos e transferência ao setor produtivo. Assessor ‘ad doc’ da FAPESP, CNPq, CAPES e FAPEMIG em projetos de pesquisa, membro do Comitê Editorial da CBAB e assessor ‘ ad hoc’ de diversas revistas científicas. Possui 19 cultivares de feijoeiro registradas no MAPA-RNC (12 protegidas no MAPA/SNPC)

Silvia Maria Fonseca S. Massruhá

Chefe-Geral da Embrapa Informática Agropecuária

Biografia

Possui doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp e graduação em Análise de Sistemas – Pontifica Universidade Católica de Campinas Desde 1989, é pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária onde tem liderado projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada a agricultura com aproximadamente 90 publicações técnico-científicas e 25 softwares nos temas sistemas especialistas, lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Agroinformática – SBIAgro, no período de 2010-2011, e atualmente é membro do Conselho Diretor da SBIAagro. A pesquisadora também foi representante da Embrapa na área de Tecnologia da Informação em Agricultura (2013-2015) na Plataforma Regional de Tecnologias Emergentes do Procisur (Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico, Agroalimentar e Agroindustrial do Cone-Sul).

Cleber Oliveira Soares

Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa

Biografia

É médico veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (1996), mestre em parasitologia veterinária (UFRRJ, 1998) e doutor em ciências veterinárias (UFRRJ, 2002). Foi Coordenador da Rede Sibratec de Inovação para Insumos em Sanidade Animal do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI, Coordenador para as Américas da Rede Global de Pesquisa e Inovação em Sanidade Animal – Star-Idaz, e Membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa. Atualmente é Membro do Conselho Técnico do Instituto Fórum do Futuro. Ocupou o cargo de Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária – SBDA. Nos últimos 14 anos, tem atuado em gestão de ciência, tecnologia e inovação para o agronegócio.

João R. Pontes

Diretor de Experiência & Suporte ao Cliente da John Deere para América Latina

Biografia

Engenheiro em Mecânica-Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com MBA em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, com vasta experiência na indústria de equipamentos de alta tecnologia, tendo atuado nos setores aeronáutico, de construção, de mineração, florestal e agrícola. Foi também Chairman do Comitê Gestor da Association of Equipment Manufacturers (AEM) para América Latina e Secretário Executivo do Conselho Gestor da Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Alberto Paradisi

Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD

Biografia

Possui experiência em pesquisa e desenvolvimento, coordenação e gestão na área de Engenharia Elétrica, gestão da Inovação com ênfase em Sistemas de Telecomunicações. Entre seus projetos recentes destacam-se modelagem e simulação de dispositivos e subsistemas óptico, redes de dados e engenharia de tráfego, sistemas óticos de transmissão WDM (Wavelength Division Multiplexed), amplificação ótica a fibra dopada com Érbio e amplificação de tipo Rama, tecnologias de roteamento ótico, monitoração de desempenho em redes ópticas WDM, plano de controle ASON/GMPLS, processamento digital de sinais em sistemas óticos, redes óticas de acesso (PON ou Passive Optical Networking), redes OTN e redes Ethernet avançadas, proteção e restauração em redes ópticas. Antes de ingressar no CPqD, Alberto participou de dezenas projetos de P&D na área de tecnologia fotônica, tendo coordenado, como líder do mesmo grupo no CPqD, todos os maiores projetos de P&D desde 2001. Atualmente, além de vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD, atua como coordenador da Unidade EMBRAPII – CPqD e diretor do ÁgoraLab.

COORDENAÇÃO

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO FINANCEIRO