Livro sobre Unicamp e origem do polo de tecnologia será lançado no InovaCampinas

Livro sobre Unicamp e origem do polo de tecnologia será lançado no InovaCampinas

O jornalista e escritor Guilherme Gorgulho lançará, durante o InovaCampinas Trade Show 2019, a obra “Massa Crítica – Unicamp e a origem do polo de tecnologia de Campinas”. O livro-reportagem utiliza o formato do jornalismo literário para contar a participação da universidade na construção e consolidação de Campinas como um polo tecnológico. O lançamento ocorrerá no dia 30/10 às 16h30, no estande da Agência de Inovação Inova Unicamp, na área de exposição do evento.

A escassez de investimentos em ciência e tecnologia levou o Brasil a ser privado de muitos de seus maiores talentos na área de pesquisa básica e aplicada, gerando consequências drásticas para o frágil sistema de inovação e para a consolidação do parque industrial brasileiro. Apesar da sensação de déjà vu, o episódio descrito aconteceu há meio século, quando um movimento de reconquista dos cérebros evadidos culminou com o nascimento daquela que se tornaria a melhor universidade da América Latina.

Liderada pelo reitor Zeferino Vaz, a Unicamp nasceu sob a égide da integração com a sociedade, se afastando do paradigma da “torre de marfim”. O trabalho de atração de cérebros foi efetivo e reuniu no interior de São Paulo importantes nomes da ciência brasileira com o apoio de verbas e das boas relações pessoais e institucionais com o alto escalão governamental.

Esse amálgama de cientistas, técnicos e estudantes produziu ainda outros capítulos importantes para a consolidação de um polo em Campinas, com empresas como a ABC-Xtal, a Elebra e a Companhia de Desenvolvimento Tecnológico (Codetec), o Centro Tecnológico para Informática (CTI), a Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia (Ciatec) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Todos, de alguma maneira, beberam na fonte da Unicamp.

A obra baseia-se em quase 70 horas de entrevistas com protagonistas e coadjuvantes, mais de mil reportagens de jornais da época e milhares de páginas de documentos de arquivos públicos e privados.

O lançamento contará também com um bate-papo entre o escritor e o professor José Ellis Ripper, um dos protagonistas da história do polo tecnológico de Campinas.

“Massa Crítica – Unicamp e a origem do polo de tecnologia de Campinas”

Autor: Guilherme Gorgulho

Editora da Unicamp

Lançamento: 30 de outubro de 2019, às 16h30

Mais informações: www.editoraunicamp.com.br/produto_detalhe.asp?id=1205

 

Equipe de Comunicação InovaCampinas 2019

Bruna Mozer: (19) 9 9641-6432

Sarah Schmidt: (19) 9 8103-4648

comunicacao@inovacampinas.org.br