Jantar de lançamento dá largada para maior evento de inovação do interior

Jantar de lançamento dá largada para maior evento de inovação do interior

Empresários, acadêmicos e autoridades participaram na última sexta-feira (2) do jantar de lançamento da 4ª edição do InovaCampinas, que será realizado no dia 25 de outubro, na Expo D. Pedro. O encontro ocorreu no Hotel Vitória, onde foi apresentado o projeto da edição 2017 do evento.

O InovaCampinas é considerado o fórum com maior concentração de atores relevantes no cenário da inovação e empreendedorismo do interior. Com o objetivo de promover rodadas de negócios, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas, reunirá em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.

34274560484_3260d61bdd_o

A edição deste ano traz alguns diferenciais, como a realização de várias conferências simultâneas no mesmo espaço. Entre os parceiros já confirmados estão Amcham, o grupo Unicamp Ventures, o Lide Campinas e a Associação Campinas Startups.

“O InovaCampinas está aberto para receber parceiros, empresas e instituições com relevantes contribuições e que queiram somar esforços para intensificar o potencial econômico e promover a inovação da região”, afirmou o presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI), José Eduardo Azarite, durante o lançamento.

O evento inclui também uma programação ampla que reunirá palestras, mesas redondas, rodadas de negócios e área de exposição voltados para públicos diversos: empresários, empreendedores, gestores públicos e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento de novas tecnologias. A previsão é de 3 mil visitantes.

34954661402_d816d460f9_o

“Neste ano, o InovaCampinas consolida sua proposta inicial que é a de unir esforços dos principais atores do setor de ciência, tecnologia e inovação, com o propósito de destacar a região como protagonista nos cenários nacional e internacional de alta tecnologia. A economia sem inovação é impensável nos dias de hoje, se quisermos um país dinâmico, com competividade e inclusão social”, afirmou Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e vice-presidente de administração e finanças da FFCI.

A 4ª edição é realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Agência de Inovação Inova Unicamp, com o correalização da Prefeitura de Campinas.

Durante o lançamento, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, falou sobre a participação efetiva da universidade no InovaCampinas. “A Unicamp produz muito e participa ativamente do ecossistema de inovação, inclusive formando pessoas para alimentar esse sistema. Por isso, buscamos, junto com outras instituições, fomentar a inovação e fazer com que a região seja reconhecida como a região do desenvolvimento.”

Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a cidade tem condições sólidas e vocação para inovação. “Antes, a prefeitura estava distante das instituições importantes da nossa cidade. Com a Fundação Fórum Campinas Inovadora e participação efetiva no InovaCampinas, o governo municipal está mais próximo desses atores que produzem a inovação e isso é extremamente positivo.”

“A realização do InovaCampinas este ano, com certeza, será o maior Inova de todos os tempos e mostrará todo o potencial da nossa cidade, projetando-a para todo o Brasil”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

 

7C2A6199

7C2A6358

35118858495_99b20c4ef3_z

34274427074_6776d1b234_z

34954336612_af12788d2f_z

35079738266_27d3677c0c_z

Última edição

Na última edição, o evento reuniu mais de 50 entidades ligadas a empreendedorismo e inovação no IAC (Instituto Agronômico de Campinas), com a realização de cerca de 350 reuniões de negócios.  Fizeram parte do evento parques tecnológicos, instituições de pesquisa, empresas, universidades, incubadoras, aceleradoras, startups, órgãos de fomento e financiadores.

Além disso, compuseram a grade de programação, palestrantes nacionais e internacionais, como Ben Fisher e Louise Kempton, da Universidade de Newcastle (Reino Unido); José Gines Mora Ruiz, da Universidade de Oxford; Roberto Spolidoro, da Neolog; Antonella Marzi, da ReCS Architects; e Carlos Faro, da Universidade de Coimbra.

Sobre os organizadores

O InovaCampinas é organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI) e pela Agência de Inovação Inova Unicamp.

A Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi) reúne 21 institutos de pesquisa científica e tecnológica e de desenvolvimento da região de Campinas, com o  objetivo de intensificar a utilização do conhecimento para aumentar a competitividade da indústria e destacar a importância do Polo de Alta Tecnologia de Campinas e região, consolidando-a como Região do Conhecimento.

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp e gestora da Incubadora da Unicamp (Incamp) e do Parque Científico e Tecnológico da Universidade. Responsável por intermediar a transferência de tecnologias e as parcerias da universidade com empresas, a Inova também incentiva o desenvolvimento de novos empreendimentos a partir do conhecimento gerado na Universidade.

 

Confira todas as fotos do evento aqui

Acompanhe as novidades sobre o InovaCampinas pelo Facebook

Assessoria de Imprensa: 

Contato: Bruna Mozer

(19) 99641-6432

 contato@inovacampinas.org.br