Inscrições abertas para o InovaCampinas 2018, principal evento de empreendedorismo e inovação do interior

Inscrições abertas para o InovaCampinas 2018, principal evento de empreendedorismo e inovação do interior

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do InovaCampinas, considerado hoje o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior e que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Expo D.Pedro. O evento, que conta com conferências temáticas, ampla área de exposição e rodada de negócios entre pesquisadores e grandes empresas, é gratuito e aberto ao público.

Realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), neste ano o InovaCampinas espera um público de cerca de 10 mil pessoas durante os dois dias de programação. A grande novidade desta edição é a realização de conferências divididas em trilhas em que os participantes poderão escolher as palestras dentro das temáticas de Inovação, Empreendedorismo, Agro e TI.  Ao todo, serão cerca de 20 horas de atividades simultâneas e mais de 10 conferências divididas em três auditórios.

A proposta do evento é reunir os principais atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo, apresentar e debater as tendências de mercado, além de compartilhar ações inovadoras, promovendo oportunidades de negócios e networking. Entre o público presente estarão empresários, empreendedores, pesquisadores, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região.

“Na Fundação Fórum temos trabalhado para ampliar o impacto do conhecimento como principal meio de transformação econômica e social de forma sustentada. Com isso, o InovaCampinas consolidou-se como uma importante ação que reúne os principais agentes do ecossistema da região de Campinas de forma integrada, mostrando a importância individual e conjunta destes atores e as contribuições para o aumento da competitividade regional e nacional”, afirma o diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e presidente da diretoria executiva da FFCi, Eduardo Gurgel do Amaral.

Além das conferências, empresas e instituições apresentarão seus produtos na área de exposição. Já a rodada de negócios promovida pelo Movimento 100 Open Startups em parceria com a Rede Inova São Paulo prevê reuniões entre pesquisadores que desenvolvem soluções inovadoras e grandes empresas. A iniciativa visa canalizar para o mercado as tecnologias desenvolvidas nas universidades e instituições e a previsão é que 1,5 mil reuniões sejam realizadas neste ano. Em 2017, foram cerca de 160.

Conferências temáticas

Neste ano, o InovaCampinas conta uma conferência inédita voltada para o agronegócio. A agenda Mais Valor Agro, promovida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Embrapa Informática Agropecuária, trará para discussão temas como Agricultura 4.0 e Agregação de Valor.

Na Trilha de Empreendedorismo, o evento também traz pela primeira vez uma conferência voltada para negócios de impacto social e ambiental com a atividade InovaSocioAmbiental: Decodificando Negócios de Impacto, promovido pela Phomenta e Rede de Investidores Sociais – Interior Paulista. Ainda nesta trilha, estão a conferência High Impact Forum, promovida pela Campinas Tech e que tem como destaque Cristiano Kruel, head de Inteligência e Inovação da StartSe. O Encontro Unicamp Ventures, que reúne alunos, ex-alunos e empreendedores ligados à universidade, terá como destaque a divulgação oficial dos dados referentes às empresas-filhas da Unicamp e palestra de André Penha, CTO do Quinto Andar. Também realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, está a final do Programa Inova Jovem, uma competição voltada para levar o ensino do empreendedorismo a alunos de colégios técnicos e do Ensino Médio.  Ainda dentro desta temática, ocorre Iaprendi Talks, um amplo debate sobre empreendedorismo feminino.

Na Trilha Inovação, estão as conferências Seminário Amcham de Indústria 4.0, com o keynote speaker André Clark, presidente e CEO da Siemens no Brasil. A palestra “Transformação digital e tendências de tecnologia em meios de pagamento” trará  Cristian Cavalheiro, CIO da Getnet – uma empresa Santander especializada em soluções eletrônicas de pagamento. A trilha também conta com dois painéis oferecidos pela FFCi: um sobre o Futuro do Território e da Indústria, no dia 24, e um sobre Redes de inovação, no dia 25.

As atividades voltadas para tecnologia compõem a trilha de TI, com os eventos IOT Academy, promovido pela Fibo, que trará palestrantes que abordarão temas como Internet das Coisas, e a Software Experience, que reunirá desenvolvedores e interessados em software com investidores da área de Tecnologia da Informação. Entre os destaques está o diretor de tecnologia da Ifood, Gabriel Pinto, e a realização de um Hackathon em Blockchain, uma competição voltada para desenvolvedores.

Parceiros e apoiadores

Promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), o InovaCampinas tem como patrocinadores: Bosch, Somorelate, John Deere, Santander Universidades, Expo D.Pedro e Austral. Entre os parceiros estão: Agência de Inovação Inova Unicamp, Unicamp, Prefeitura Municipal de Campinas, Prefeitura Municipal de Paulínia, Campinas Tech, Associação Campinas Startups, Rede Global de Empreendedorismo, Embrapa, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios (Apta), Agropolo, Iaprendi, Sebrae, Amcham Campinas, 100 Open Techs, Fibo, Lide Campinas, GDG Campinas, Unicamp Ventures, Developer Circles from Facebook.

Serviço:

Quando: 24 e 25 de outubro de 2018, a partir das 9h

Onde: Expo D.Pedro – Av. Guilherme Campos, 500. Jardim Santa Genebra, Campinas-SP.

Gratuito

Inscrições aqui

Para conferir a programação completa, clique aqui

 

InovaCampinas | 24 e 25 outubro 2018 

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

 (19) 3521-2556

contato@inovacampinas.org.br

comunicacaoinova@inova.unicamp.br  

Nossos canais:

inovacampinas.org.br

facebook.com/foruminovacampinas