InovaSocioAmbiental

Decodificando negócios de Impacto

O Fórum InovaSocioAmbiental pretende incluir na tradicional agenda de empreendedorismo e inovação temas e conceitos que precisam ganhar espaço. O que é e como ser um empreendedor social? O que é e como ser um investidor social? O que são negócios sociais e investimentos de impacto?
No evento, o público contará com palestrantes de referência da área e serão apresentadas práticas inovadoras, cases de sucesso e, principalmente, exemplos reais de negócios com retorno financeiro e impacto socioambiental positivo. O principal objetivo é difundir os conceitos de Negócios Socioambientais e Investimento de Impacto e fortalecer esse ecossistema no interior do estado de São Paulo.

Programação | 25 de outubro

9h00 às 10h30 Abertura

O que é e como ser um empreendedor social?

Palestrantes:

Lorhan Caproni, da Phomenta

Carlos Barbosa, Armazém das Oficinas

11h00 às 12h30 O que é e como ser um investidor social?

Mecanismos de investimento social, como ser um investidor, o que esperar.

Palestrantes

Marco Gorini, Sócio Fundador da Din4mo

Eduardo Pedote, Sócio da Bemtevi Investimento Social.

Isabela Pascoal Becker, Diretora da DATERRA e da Fundação Educar Dpaschoal

12h30 Intervalo para almoço
14h00 às 15h30 Case de  Negócios de Impacto:

  • Leila Souto Miranda de Assis, Instituto Orelhinha
  •  Josiane de Fátima Tomaz, Cooperativa Reviver de Catadores de Materiais Recicláveis de Itatiba/SP
  • Sandra Nalli, Escola do Mecânico
  • Feliciano Campos Ursulino, Bambini e CEAK

Especialistas da banca:

  • Geraldo José Virginio, consultor do Grupo GAIA
  • Rachel Cavalcanti Stefanuto, economista e parte da Rede Academia do Instituto de Cidadania Empresarial – ICE
  • Anna de Souza Aranha, diretora executiva do Instituto Quintessa

Painel de feedbacks com investidores sociais e especialistas do setor.

Rodada de conversa com os empreendedores e perguntas da plateia.

16h00 às 18h00 Workshop: Prototipando soluções de impacto socioambiental

Quer viver na prática a criação de negócios de impacto? Participe do nosso workshop de inovação social, em que vamos prototipar soluções para os principais desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável!

Facilitação: Phomenta

9h Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp
Painel de abertura e indicadores das empresas-filhas
9h45 Conselho do Unicamp Ventures
Mesa-redonda dos empreendedores
10h30 Pitch da Plataforma Unicamp Ventures
10h45 André Penha, CTO do QuintoAndar
Keynote
11h30 Empreendedor do ano: pitches e premiação
O “Seminário Amcham de Indústria 4.0”, que faz parte da trilha “Empreendedorismo” tem como objetivo compartilhar como a Indústria 4.0 está tomando conta das empresas, além de mostrar exemplos de mudanças e inovações necessárias para que essa nova revolução seja implementada. No evento, os participantes poderão contar com a presença de renomados palestrantes que irão discutir e abordar esta temática.

Inscrições Encerradas. Capacidade máxima atingida.

Palestrantes

Carlos Barbosa

Diretor da Associação Cornélia Vlieg

Biografia

Diretor da Associação Cornélia Vlieg, ONG que por meio da atividade artesanal promove a geração de renda e inclusão social em Campinas. Publicitário formado pela PUC Campinas, possui MBA em Gestão de Marketing. Professor universitário por 11 anos e especialista em endomarketing e comunicação interna, presta consultorias junto ao terceiro setor em marketing, visando fortalecer a representatividade das ONGs.

Feliciano Campos Ursulino

Membro do Comitê Gestor da Bambini

Biografia

Formado em Administração de Empresas no Instituto Superior de Ensino Sen. Flaquer, com especialização em Finanças pela FGV. Durante 25 anos exerceu funções em Bancos e há 20 anos é sócio proprietário da Campos Corretora de Seguros. É membro do Comitê Gestor da Bambini, atuando como voluntário do CEAK há 35 anos, engajado em várias atividades.

Geraldo José Virginio

Consultor do Grupo GAIA

Biografia

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Moura Lacerda com especialização em Gestão de Projetos Socioambientais e Empreendedorismo Social pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Resíduos Sólidos e Sistema de Coleta Seletiva Solidária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Associado e Consultor técnico de projetos do Grupo GAIA desde 2008.

Isabela Pascoal Becker

Diretora executiva da Fundação Educar DPaschoal

Biografia

Formada em Comunicação pela ESPM, pós graduada em Comércio Exterior pela Fundação Dom Cabral e em Administração pela Harvard University. Atualmente é uma das sócias efetivas do Todos Pela Educação, conselheira da Junior Achievement São Paulo e faz parte do conselho de governança da Daterra Coffee.

Josiane de Fátima Tomaz

Integrante da Cooperativa Reviver

Biografia

Formada em Técnico de Administração, em Recursos Humanos e em Logística pelo Centro Paula Souza – Escola Técnica Rosa Perrone. É integrante da Cooperativa de Catadores e Triadores de Material Reciclável de Itatiba (Cooperativa Reviver) desde a sua fundação, tendo exercido a função de Secretária da Cooperativa no período de 2015 a 2017 quando foi eleita Presidente para o período de 2018 a 2020.

Leila Souto Miranda de Assis

Fundadora do Instituto Orelhinha

Biografia

Advogada especialista em Direito Processual pela PUC Minas. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Fundadora do Instituto Orelhinha, entidade privada que viabiliza o acesso ao tratamento cirúrgico de correção da orelha em abano – otoplastia – por meio do emprego da técnica cirúrgica e do know-how desenvolvidos e patenteados pelo Dr. Marcelo Assis, sob o nome de “Projeto Orelhinha”.

Lorhan Caproni

Cofundador da Phomenta

Biografia

Cofundador da Phomenta, aceleradora de organizações sociais. Formado pela Unicamp e pós-graduado pela FGV, com mais de 10 anos de experiência em choque de gestão de empresas e captação de investimentos, atuou em startups, negócios sociais e indústrias de base e P&D. Hoje é BMW Global Responsible Leader e cofundador da startup de inteligência artificial BotCity.

Marco Gorini

Sócio fundador da Din4mo

Biografia

Empreendedor, investidor social e sócio fundador da Din4mo. É economista formado pela PUC-RJ e MBA pela COPPEAD-RJ. Especialista em estratégia, modelagem de negócios e estruturação financeira. Nos últimos 20 anos tem desenvolvido startups, empresas e projetos de impacto socioambiental.

Anna de Souza Aranha

Diretora Executiva do Instituto Quintessa

Biografia

Formada administradora pela FGV, dedica-se desde 2012 à estruturação da gestão e crescimento de negócios de impacto como gestora do Instituto Quintessa. É também cofundadora do Intento DFW, plataforma focada em liderança com integridade. Trabalhou anteriormente em organizações como Dersa, Disney e Consultoria Júnior Pública FGV, além de ter realizado projetos na área social, de sustentabilidade empresarial e gestão pública.

Rachel Cavalcanti Stefanuto

Economista e parte da Rede Academia do Instituto de Cidadania Empresarial – ICE

Biografia

Economista pela UNICAMP e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pela USP. Na UNICAMP, ministrou disciplinas relacionadas à sustentabilidade, desenvolvimento, inovação, empreendedorismo social e nova economia. Desde 2000 atua como consultora para facilitação de seminários, oficinas e workshops, com foco na inserção da Sustentabilidade na gestão de organizações empresariais, governamentais e da sociedade civil.

Sandra Nalli

Empresária fundadora da Escola do Mecânico

Biografia

Após 20 anos de trabalho na área de serviços automotivos, começou a empreender, capacitou-se no Sebrae e fundou a Escola do Mecânico em 2011. A instituição – que forma profissionais para o mercado de reparação automotiva – hoje é uma franquia com 20 unidades inauguradas no Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil.

Eduardo Pedote

Sócio da Bemtevi Investimento Social

Biografia

Atua no impulsionamento de Negócios Sociais no Brasil. Apoiou a Ashoka como ASN e no programa G2I. Atuou vinte e cinco anos nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão Administrativo/Financeira e Controladoria, nos segmentos têxtil, sistemas de tratamento de água, marketing e design global. Fez Economia pela FEA-USP, mestrado pela FGV-SP e Autumn Term de MBA na Manchester Business School – UK

Realização

Apoio Institucional

Comitê organizador