InovaCampinas encerra sua 6ª edição com mais de 300 reuniões de negócios e reúne importantes atores do ecossistema de inovação

InovaCampinas encerra sua 6ª edição com mais de 300 reuniões de negócios e reúne importantes atores do ecossistema de inovação

Evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira, na Expo D.Pedro, e contou com mais de 3 mil visitantes, área de exposição e palestrantes nacionais e internacionais

O InovaCampinas Trade Show 2019 encerrou nesta nesta quinta-feira (31) a sua 6ª edição e reuniu diferentes atores do ecossistema de inovação da região de Campinas, com a participação de empresas, investidores, startups e empreendedores nacionais e internacionais. Cerca de 3 mil visitantes passaram pelo local em dois dias de programação e mais de 300 reuniões de negócios foram realizadas, 50% a mais do que no ano passado. O evento ocorreu na Expo D.Pedro nos dias 30 e 31 de outubro.

Com isso, o InovaCampinas Trade Show 2019 se consolidou um importante evento no epicentro da tecnologia e inovação do país. Dentre os participantes presentes, 73% foram empresas e startups; 12% entre pesquisadores, universidades e institutos de pesquisa; 8% de instituições e órgão públicos e 7% entre organizações da sociedade civil, como ONGs e associações.

O evento contou também com uma ampla área de exposição com a presença de mais de 70 estandes de startups, instituições de pesquisa, prefeituras e universidades que apresentaram seus produtos e tecnologias para o público.

Ao todos, mais de 20 atividades foram realizadas nos dois auditórios, entre palestras, mesas e paineis por onde passaram cerca de 60 palestrantes nacionais e internacionais. O evento trouxe para o debate, tanto nas conferências quanto na área de exposição, os temas mais relevantes do mercado, como empreendedorismo, agronegócio, IOT, saúde, indústria 4.0, energia, food tech e transformação digital.

Para Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), realizadora do evento, o InovaCampinas “trabalhou com temáticas emergentes e relevantes, como por exemplo, o agronegócio, que é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. Esse movimento é importante para divulgar esse polo de alta tecnologia e mostrar o quão relevante a região de Campinas é para o país.”

A rodada de negócios, uma das atrações do evento, permitiu a conexão entre empresas, tecnologias, investidores, grandes empresas e empreendedores nacionais e internacionais.

Para Carla Colonna, COO da 100 Open Startups – responsável pela rodada de negócios – a realização das reuniões em Campinas possui um grande diferencial por atrair tecnologias desenvolvidas por pesquisadores e instituições. “A presença massiva de tecnologias é um diferencial da região, pois são instituições e universidades buscando a conexão com o mercado”, afirmou. Os participantes que geraram mais intenção de negócio foram premiados na cerimônia de encerramento do evento.

A club manager da GriTech, Yuri Matsumoto, visitante do evento, vê o InovaCampinas como uma oportunidade de networking. “Vim para me conectar com outras startups, para prospectar e também para entender as tendências do ecossistema de inovação. Nesse sentido, o evento foi muito bacana, pois encontrei empreendedores de altíssimo nível”.

 

Campinas ganha uma nova incubadora voltada ao agronegócio

A Fundepag lançou durante o InovaCampinas a Conexão.f, incubadora de conhecimento que tem como objetivo entregar soluções para o agronegócio e o meio ambiente. A iniciativa buscará conectar diferentes atores do ecossistema de inovação – pesquisadores, empresas, fomento, investidores, gestores e consumidores. Haverá espaço para a discussão de tendências de mercado e novos projetos.

Partindo das necessidades e tendências globais, a Conexão F. atuará com foco em agro 4.0 e sistemas sustentáveis. Ela também terá acesso a mais de 600 pesquisadores ligados ao agronegócio e a meio ambiente.