InovaCampinas encerra sua 5ª edição e contabiliza mais de 1,5 mil reuniões de negócios

InovaCampinas encerra sua 5ª edição e contabiliza mais de 1,5 mil reuniões de negócios

O InovaCampinas, maior evento de empreendedorismo e inovação do interior, realizou nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de outubro, a sua 5ª edição na Expo D.Pedro, e contabilizou mais de 6 mil pessoas, 1,5 mil reuniões de negócios entre grandes companhias e pesquisadores e mais de 100 empresas que apresentaram suas tecnologias e produtos na área de exposição.

Realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) – que integra mais de 20 instituições -, o evento contou com a presença de empresários, empreendedores, instituições de pesquisas, universidades, investidores, startups, estudantes e público em geral interessado nas novidades tecnológicas e inovações desenvolvidas no ecossistema da região.

Um dos destaques da programação foi a realização da rodada de negócios entre pesquisadores e grandes empresas no Speed-Dating Open Techs, promovido pelo Movimento 100 Open Startups  e Rede Inova São Paulo. Mais de 1,6 mil tecnologias desenvolvidas em cerca de 100 instituições de pesquisa e universidades foram cadastradas para a rodada. Desse total, 211 projetos foram selecionados para as reuniões a partir do interesse das empresas. Do total de 1,5 mil reuniões realizadas, cerca de 200 negócios foram efetivamente iniciados e já estão em andamento.

“Essa ferramenta que aplicamos é uma maneira de mudar a forma que as universidades apresentam os seus trabalhos para  sociedade e ajudar essas tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores a chegarem no mercado”, explicou o fundador e CTO do 100 Open Startups, Rafael Levy.

Além da rodada, o evento contou com 13 conferências simultâneas realizadas em três auditórios voltados para as temáticas de inovação, empreendedorismo, TI e agronegócio. No primeiro dia de programação, foram realizadas conferências voltadas ao agronegócio, Internet das Coisas, empreendedorismo feminino, painéis sobre transformação digital entre outros. Já no segundo dia, o evento teve como destaque conferências voltadas ao empreendedorismo de impacto social e alto impacto, indústria 4.0 e tecnologia.

Para o presidente da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, o InovaCampinas é uma iniciativa para fortalecer o ecossistema empreendedor e inovador da região. “O evento é uma forma de inspirar a troca de experiência. A organização é da Fundação Fórum, mas o conteúdo é de importantes parceiros e nós   conseguimos reunir o que cada um tem de melhor. A base da inovação é essa interação e temos um caminho grande a percorrer para que Campinas se consolide como um player mundial”, afirmou.

Novidades apresentadas

Além das conferências, o InovaCampinas contou também com a divulgação do balanço anual das empresas-filhas da Unicamp. No Encontro Unicamp Ventures, a Agência de Inovação Inova Unicamp divulgou o faturamento das empresas criadas por ex-alunos que chegou a 4,8 bilhões em 2018 e representa um aumento de 60% em relação ao ano anterior. O número de empregos gerados por essas empresas já chega a 30 mil. Após o balanço também foi apresentado o vencedor do Prêmio Empreendedor do Ano: Paulo Gurgel Pinheiro, CEO e fundador da HOOBOX Robotics.

Outro destaque foi o lançamento do IoT Academy uma parceria entre a PUC-Campina e empresa Fibo. A iniciativa é um laboratório que irá permitir o acesso a demonstrações de um conjunto de tecnologias voltadas à Internet das Coisas e tem como objetivo aproximar empresas com demandas, fornecedores de tecnologia e a universidade, acelerando a validação de soluções de IoT para as empresas.

A Fundação Fórum também assinou um convênio para impulsionar o primeiro parque tecnológico de Hortolândia, o Zeta Hortolândia. A parceria sela o novo papel do condomínio e possibilita às empresas instaladas no local a conexão com universidades e estabelecimentos.

Parceiros e apoiadores

Promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), o InovaCampinas tem como patrocinadores: Bosch, Somorelate, John Deere, Santander Universidades, Expo D.Pedro e Austral. Entre os parceiros estão: Agência de Inovação Inova Unicamp, Unicamp, Prefeitura Municipal de Campinas, Prefeitura Municipal de Paulínia, Campinas Tech, Associação Campinas Startups, Rede Global de Empreendedorismo, Embrapa, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios (Apta), Agropolo, Iaprendi, Sebrae, Amcham Campinas, 100 Open Techs, Fibo, Lide Campinas, GDG Campinas, Unicamp Ventures, Developer Circles from Facebook.

InovaCampinas | 24 e 25 outubro 2018

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

contato@inovacampinas.org.br

brunamozer23@gmail.com