Notícias

INOVA CAMPINAS-23

InovaCampinas 2017 reuniu principais agentes do ecossistema inovador e empreendedor da região nesta quarta (25)

Centenas de startups, empreendedores, incubadoras, grandes empresas e instituições participaram nesta quarta-feira (25) do InovaCampinas 2017, o maior evento de empreendedorismo e inovação do interior. Durante quase 10 horas de evento realizado na Expo D.Pedro, em Campinas, o fórum recebeu cerca de 3 mil pessoas que participaram das diversas atividades simultâneas: 10 conferências promovidas em três auditórios, exposição de tecnologias e soluções e um total de 162 reuniões entre grandes empresas, startups e pesquisadores que ocorrem na Arena 100 Open Startups, dando start para novas parcerias e negócios.

INOVA CAMPINAS-56

Realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) e Agência de Inovação Inova Unicamp e correalização da Prefeitura de Campinas, o InovaCampinas consolida-se mais uma vez como o evento com maior concentração de atores relevantes para o cenário de inovação do interior, cumprindo seu objetivo de apresentar e debater as tendências de mercado, compartilhar ações inovadoras, promover oportunidades de negócios e de networking.

O presidente da FFCi, José Eduardo Azarite, destacou a importância do fórum como canal para consolidar ainda mais a região como polo inovador. “Nós temos uma marca e, pela primeira vez, vemos todos no mesmo barco, remando na mesma direção e envolvidos em prol do empreendedorismo e da inovação. Consolidando assim Campinas como um verdadeiro Vale do Silício brasileiro”, afirmou.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, que esteve no evento e participou do Encontro Unicamp Ventures, ressaltou o envolvimento e a disposição de todos. “O que vi hoje aqui foi um conjunto de pessoas disponíveis e comprometidas com a inovação e a transformação. A nossa região é realmente muito especial e temos condições de transforma-la e ampliar ainda mais o seu potencial inovador e empreendedor”, afirmou.

Knobel também participou de uma cerimônia que firmou uma nova cooperação da Unicamp com a Delft University of Technology (TU Delft), da Holanda. O documento foi assinado pelo reitor e pelo presidente da Diretoria Executiva da TU Delft, Tim van der Hagen, com objetivo de manter uma parceria que já dura 15 anos entre as duas universidades.

Para Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e e vice-presidente de administração e finanças da FFCi, a 4ª edição do InovaCampinas é um marco para Campinas e região. “Trabalhamos muito e envolvemos importantes atores do ecossistema com um o objetivo comum, que é o de destacar a região como protagonista nos cenários nacional e internacional de alta tecnologia. A economia sem inovação é impensável nos dias de hoje, se quisermos um país dinâmico, com competitividade e inclusão social”, afirmou.

Durante a cerimônia de encerramento, o prefeito Jonas Donizette, afirmou a disposição do governo municipal em contribuir com a fomento da inovação da cidade, atuando em parceria com todos os agentes envolvidos com esta temática. “Campinas tem um potencial enorme e uma disposição muito grande das pessoas em fazer as coisas. Por isso, reafirmo o compromisso do poder público em servir como um elo entre todos esses atores que podem contribuir para que Campinas potencialize sua vocação empreendedora”, afirmou.

INOVA CAMPINAS-29

Empresas-filhas da Unicamp geram 28,8 mil empregos

Durante o Encontro Unicamp Ventures, realizado no InovaCampinas, a Inova Unicamp divulgou dados atualizados das empresas-filhas da universidade. O balanço apontou que neste ano chega 584 o número de empresas criadas com origem na universidade. Deste total, 485 estão ativas no mercado e, juntas, faturam mais de R$ 3 bilhões e geram 28.889 empregos. (confira mais aqui)

bruna 2222

“Parece muito claro que quando temos ações e empreendimentos que dependem da inovação e que, de fato, resultam de uma reposta inteligente, atendendo às necessidades prementes da sociedade como um todo, o resultado dessa combinação são negócios de impacto e rápido crescimento”, afirma o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi.

InovaCampinas somou 162 reuniões com efetiva oportunidade de novos negócios

Com o objetivo de conectar grandes empresas a soluções inovadoras desenvolvidas nas universidades, instituições e startups, o Movimento 100 Open Startups promoveu uma rodada de negócios durante o InovaCampinas 2017, na Arena 100 Open Startups. Ao logo do dia, em 162 reuniões realizadas foi registrado interesse dos participantes em dar continuidade na negociação. (leia mais aqui)

INOVA CAMPINAS-12

Campinas Open Future é lançado durante o InovaCampinas

Durante o InovaCampinas, também foi feito o lançamento oficial do “Campinas Open Future”, um projeto que prevê o fornecimento de espaços de crowdworking para empreendedores digitais na região de Campinas, a partir de 2018, resultado de uma parceria entre o Grupo Telefónica, CPqD e da Agência de Inovação Inova Unicamp. (leia mais sobre o projeto aqui).

Eduardo Neger,da empresa Neger, é eleito Empreendedor do Ano

Campinas,SP, 25.10.2017, 4ª edição do InovaCampinas chega em 2017 ,maior concentração de atores relevantes no cenário da inovação e empreendedorismo do interior.Tem como proposta promover rodadas de negócios, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região, no Expo Dom Pedro em Campinas. Fotos : Ricardo Lima/Photografie

Eduardo Neger, diretor de engenharia e cofundador da empresa Neger, foi eleito durante o InovaCampinas como  Empreendedor do Ano entre as empresas-filhas da Unicamp, em anúncio feito no Encontro Unicamp Ventures 2017.  Neger é uma das três empresas-filhas da Unicamp também premiadas no evento. Um comitê formado por conselheiros do grupo Unicamp Ventures e por membros da Agência de Inovação Inova Campinas, elegeu a MoveEdu como referência na categoria Scale-Up: empresa de maior crescimento; a NEGER® Telecom, como case de Inovação; e o Veduca, na categoria Impacto Social. O perfil ágil e criativo para a resolução de problemas Eduardo Neger obteve destaque e, com isso, o executivo foi eleito o Empreendedor do Ano. Confira a matéria completa sobre a premiação.

Sobre o InovaCampinas

O InovaCampinas é o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior, no qual reúne importantes atores do ecossistema. Conta com a participação de empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região. O evento é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp e correalização da Prefeitura Municipal de Campinas. Também é patrocinado pela Somorelate, BYD, Bosch, Studio Eletrônico, IMA e Uber.

 

Fotos: Pedro Amatuzzi, Ricardo Lima e Thomaz Marostegan

Cadastre seu e-mail no formulário ao final da página e receba a nossa newsletter 🙂

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades 🙂

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

(19) 3521-2556

contato@inovacampinas.org.br