InovaCampinas 2016 reúne empresas, startups, universidades e especialistas nacionais e internacionais nesta quinta e sexta-feira

InovaCampinas 2016 reúne empresas, startups, universidades e especialistas nacionais e internacionais nesta quinta e sexta-feira

Texto: Divulgação

Nesta quinta (20) e sexta-feira (21) a cidade recebe a 3ª edição do InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado – no auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Serão dois dias repletos de oportunidades de negócios, reunindo cerca de 50 entidades – entre grandes empresas, startups e instituições de pesquisa – para debater sobre ações estratégicas que visam à criação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia, do conhecimento e do habitat de inovação, da criatividade e da competitividade na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Uma feira de tecnologias no hall de entrada do IAC é um dos destaques nos dois dias do evento, onde startups e Instituições de Pesquisa de todo o Estado vão expor suas tecnologias e realizar reuniões para potencializar seus negócios com investidores, clientes e parceiros. São 23 Startups e 27 Instituições de pesquisa confirmadas.

O evento também contará com palestrantes internacionais. O primeiro dia começa com um debate sobre “Conhecimento, Inovação e o Impacto no Desenvolvimento Regional”, com a participação de Ben Fisher e Louise Kempton, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), e Antonio Galvão, da Unicamp.

O período da tarde é dedicado à discussão sobre a dinâmica territorial como suporte à competitividade e à transformação socioeconômica, e conta com José Gines Mora Ruiz, da Universidade de Oxford, Roberto Spolidoro, da Neolog, Antonella Marzi, da ReCS Architects, e Carlos Faro, da Universidade de Coimbra.

Esse time debaterá assuntos como regiões empreendedoras e o desenvolvimento territorial, universidade e estratégias de inovação regional, políticas de ciência, tecnologia e inovação, políticas governamentais, regiões funcionalmente urbanas e habitats de inovação, smart cities e parques tecnológicos.

“As nações mais desenvolvidas estão trabalhando o ecossistema de inovação como um todo, ou seja, envolvendo todos os setores e se preocupando com o desenvolvimento sustentado. Essa transição é lenta e o Fórum InovaCampinas é uma semente muito importante”, disse o professor Roberto Spolidoro, que falará sobre regiões funcionalmente urbanas e habitats de inovação: tendências em âmbito internacional e a Região Metropolitana de Campinas.

Os parques tecnológicos, por exemplo, têm como missão serem indutores formais de criação e expansão de novos ambientes de inovação inseridos no território onde estão localizados. “A cidade que implanta um empreendimento como esse tem, também, o objetivo de induzir nos demais municípios da região espaços de inovação, empreendedorismo e qualificação de mão de obra. Um parque tecnológico, portanto, é um agente de desenvolvimento regional”, explicou Margareth Leal, gerente do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que acrescenta: “o InovaCampinas é muito importante para a cidade, pois contribui para a discussão da inovação nos parques tecnológicos da região. Trata-se de um fórum de debate para melhorar a gestão desses empreendimentos, além de promover e incentivar ações integradas entre os atores envolvidos”.

O segundo dia de evento é dedicado às apresentações da V8 Startups e do Movimento 100 Open Startups, além do debate sobre financiamento e apoio à inovação, promovido por Álvaro Sedlacek, diretor financeiro e de negócios da Desenvolve SP, e do painel “Grandes empresas: novos modelos de interação no ecossistema de inovação”, realizado pela Associação Nacional de Pesquisa de Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), com a participação de representantes da Bosch, Mahle, Samsung e Natura.

“Com o intuito de articular e integrar empresas, instituições de pesquisa e poder público na promoção da inovação e do desenvolvimento regional, o InovaCampinas busca debater não só temas relacionados ao empreendedorismo tecnológico, mas também assuntos que colaborem para o fortalecimento da região de Campinas como polo tecnológico, consolidando-a como região do conhecimento”, ressalta Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e vice-presidente de administração e finanças da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI) – realizadora do evento juntamente com a Unicamp, por meio da reitoria e do Instituto de Economia, e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social da Prefeitura Municipal de Campinas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo (SDECTI).

 

Serviço:

3º InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado

20 e 21 de outubro

Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Mais informações: http://inovacampinas.org.br/

Inscreva-se gratuitamente: http://inovacampinas.org.br/#inscrevase

 

A 3º edição do InovaCampinas conta com o patrocínio da Prefeitura de Campinas, da Desenvolve SP, da Fapesp, da Somorelate Business Development e da Terras do Barão Empreendimentos.

Apoiam o evento o IAC, o Grupo RAC, o V8 Startups, o LIDE, a Inova Unicamp, o CIESP Campinas, o CRC&VB, a ACS, a Incamp, a IMA, a Anpei, o SindusCon, a Inova Ventures Participações, o Núcleo Softex Campinas, o Movimento 100 Open Startups e a Baita Aceleradora.