Faturamento de empresas-filhas da Unicamp ultrapassa R$ 4,8 bilhões

Faturamento de empresas-filhas da Unicamp ultrapassa R$ 4,8 bilhões

O faturamento das empresas-filhas da Unicamp, criadas por ex-alunos da universidade, ultrapassou os R$ 4,8 bilhões, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (24) no Encontro Unicamp Ventures realizado durante o InovaCampinas 2018. Os dados fazem parte de um mapeamento realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e revelam um aumento de 60% em relação ao valor divulgado em 2017. Naquele ano, esse montante foi de R$ 3 bilhões. Os dados também apontam que 101 novas empresas-filhas foram cadastradas, compondo um total de 701 companhias em 2018, sendo 604 ativas no mercado.

O diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi, ressalta o impacto que essas empresas possuem na economia. O número de empregos gerados passou de 28,8 mil para 30 mil.

“O aumento de vagas é bastante significativo diante de uma economia com previsão de crescimento inferior a 1% neste ano. Isso mostra a importância de empresas baseadas na inovação, como as empresas-filhas da Unicamp, e revela a relevância da Universidade na formação de um ecossistema empreendedor”, afirma.

Sobre o aumento do faturamento das empresas, Frastechi explica que também é resultado de um esforço contínuo da Agência Inova Unicamp para ampliar a capacidade de identificar essas empresas criadas por ex-alunos. “Além disso, os dados apontam o potencial dessas empresas, cujo faturamento representa 2,5 vezes o orçamento da Unicamp, e revela o retorno para a sociedade do investimento aplicado na Universidade Estadual de Campinas”, afirma.

Porte, áreas de atuação e localização
Do total de empresas-filhas ativas, 33,4% (202) tem foco em tecnologia da informação, 25% (149) é da área de consultoria e 18,4% (111) de engenharia; o restante está pulverizado entre os mercados de educação, alimentos e bebidas, saúde e bem-estar, energia, marketing, tecnologias verdes, telecomunicações, biotecnologia, química, agricultura e saúde animal, entre outros.

As empresas-filhas da Unicamp estão localizadas majoritariamente na região sudeste (95%), seguida pelo sul (2,1%), centro-oeste (1,5%), nordeste (1%) e norte (0,3).

No estado de São Paulo estão presentes 89% de todas empresas-filhas, sendo que a maioria mantém a sede em Campinas (47%) ou em sua Região Metropolitana (6%), enquanto 11% estão em São Paulo e 24% nas demais cidades paulistas.

De todas as empresas-filhas, 30% tem atuação internacional, em sua maior parte com exportações (71,8%) ou com escritório ativo no exterior (11,48%).

O que é uma empresa-filha da Unicamp?
85 % das empresas-filhas da Unicamp são empresas que foram criadas por alunos ou ex-alunos da Universidade. Mas a Inova também considera como empresa-filha aquelas criadas por pessoas com vínculo empregatício com a universidade como docentes e funcionários, além de empresas incubadas ou graduadas pela Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) ou ainda empresas que tenham como atividade principal uma tecnologia licenciada da Unicamp.

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp é a unidade de origem dos fundadores da maior parte das empresas-filhas (20,46%,) seguida pelo Instituto de Computação (IC) com 17,79% do total.

Os ex-alunos fundadores das empresas-filhas são convidados a participar do grupo Unicamp Ventures, uma rede de relacionamento e colaboração entre empreendedores ligados à universidade. Sua missão é fomentar o empreendedorismo baseado no conhecimento científico ou tecnológico adquirido ou gerado através da universidade.

Entre as atividades nessa rede de relacionamento, a Inova Unicamp organiza o Encontro Anual Unicamp Ventures, sendo que a edição deste ano é patrocinada pela: a Agência Sabiá, Baita Aceleradora, CI&T, FM2S, Matera, Movile e Webtraining.

Texto: Kátia Kishi/Inova Unicamp

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