Empresas-filhas da Unicamp geram mais de 28 mil empregos; dados foram divulgados no InovaCampinas

Empresas-filhas da Unicamp geram mais de 28 mil empregos; dados foram divulgados no InovaCampinas

As multinacionais brasileiras Movile e CI&T têm algumas características em comum: perfil inovador, excelentes lugares para se trabalhar, presença em outros países, três dígitos de faturamento. Além disso, ambas são empresas-filhas da Unicamp. Mas esses são apenas dois exemplos das centenas de histórias de sucesso originárias da Universidade, que a cada ano se reforça como um celeiro de empreendedorismo e inovação. Chega esse ano a 584 o número de empresas-filhas da Unicamp cadastradas, estando 485 ativas no mercado, que, juntas, faturam mais de R$ 3 bilhões – o valor é uma vez e meia o orçamento anual da Unicamp – e geram 28.889 empregos.

É o que mostra um levantamento da Agência de Inovação Inova Unicamp, divulgado nesta quarta-feira (25) na 12ª edição do Encontro Unicamp Ventures, durante o InovaCampinas 2017. A pesquisa aponta que este ano houve um crescimento de 14% no cadastro de empresas-filhas, em relação à 2016; e um crescimento de 31% no número de postos de trabalho, cenário positivo mesmo com a situação econômica desfavorável do país.

“O aumento na geração de empregos é um dos reflexos mais importantes da consistência deste ecossistema de inovação; mesmo com um país em crise e, ainda, sem contabilizar os números gerados pelas empresas que foram adquiridas. Esta é, com certeza, a maneira como a Universidade pode retribuir o que a sociedade faz por ela”, explica o Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Para Fábio Pagani, presidente do Grupo Unicamp Ventures, a palavra ecossistema é, sem dúvida, o que melhor descreve o ambiente em Campinas. “O sucesso das empresas-filhas estimula os alunos e professores a pensar em novos negócios. A quantidade, bem como a qualidade, das novas empresas-filhas cria massa crítica, contribui para atrair a atenção de investidores e despertar, nos jovens, a vontade de ingressar na Universidade. Este movimento consolida o município como centro mundial de inovação e empreendedorismo, e fortalece o ciclo. É, portanto, um ecossistema sustentável e em franco crescimento, no qual a grande fonte de alimento, não tenho dúvida, é a Unicamp”, enfatiza Pagani.

Uma curiosidade: a primeira empresa-filha da Unicamp foi cadastrada em 1971. E 62% das demais empresas-filhas foram registradas na década de 2000.

Ecossistema atrai investimento internacional

Negócios inovadores chamam atenção! Não à toa fervilha por aqui um grande número de investidores-anjo e grupos internacionais de “olho no peixe local”, e somente neste ano, três empresas-filhas foram compradas: Positron, Kanui e MC1. “Isso é um excelente sinal. Podemos considerar que nosso ecossistema é um berçário de empresas e ponto de atração de investimentos que contribuem para acelerar, ainda mais, a economia”, ressalta Frateschi.

Porte, áreas de atuação e localização

Do total de empresas-filhas ativas, 32% têm foco em tecnologia da informação, 28% são da área de consultoria e 19% de engenharia; o restante está pulverizado entre os mercados de educação, saúde e bem-estar, alimentos e bebidas, marketing, tecnologias verdes, energia, telecomunicações, biotecnologia, agricultura e saúde animal, química, entre outros.

Aproximadamente, 72% destas companhias são PMEs. Das 485 ativas, 91% estão localizadas no estado de São Paulo, sendo que 54% delas foram construídas na cidade de Campinas, e 6% continuam na região metropolitana.

 

Sobre o Unicamp Ventures
O Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento e colaboração entre empreendedores ligados à Unicamp (alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários, incubados e graduados da Incamp – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp). A missão do Unicamp Ventures é fomentar o empreendedorismo baseado no conhecimento científico ou tecnológico adquirido ou gerado através da universidade. São patrocinadores do Encontro Unicamp Ventures 2016 a BRSA Branding and Sales, a Movile, a CI&T, a Agência Sabiá, Baita Aceleradora e a FM2S. E conta com o apoio do Founder Institute, Associação Campinas Startups e Venture Hub.

Sobre o InovaCampinas

O InovaCampinas é o maior evento de inovação e empreendedorismo do interior, no qual reúne importantes atores do ecossistema. Conta com a participação de empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos da região. O evento é realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp e correalização da Prefeitura Municipal de Campinas. Também é patrocinado pela Somorelate, BYD, Bosch, Studio Eletrônico, IMA e Uber.

Fonte: Inova Unicamp

Créditos das fotografias: Thomaz Marostegan

Cadastre seu e-mail no formulário ao final da página e receba a nossa newsletter 🙂

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades 🙂

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

(19) 3521-2556

contato@inovacampinas.org.br