Conheça mais sobre o conceito e as principais tendências do agronegócio 4.0

Conheça mais sobre o conceito e as principais tendências do agronegócio 4.0

Foto: Magda Cruciol

 

Você sabe o que é Agro 4.0, qual é a sua relação com sustentabilidade e quais são as principais tendências dessa área? Tudo indica que as próximas discussões sobre  Agricultura vão, necessariamente, passar pela temática do 4.0, afinal, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nos diversos setores da economia. A ideia do 4.0 vem, justamente, de se pensar em tecnologias conectadas, big data e mais digitalização. 

Para entender um pouco mais do contexto e do que está por vir nesse cenário, conversamos com a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá. A instituição também estará presente no InovaCampinas Trade Show 2019 dentro do macroambiente de agronegócio. Confira o bate-papo: 

Quando se fala em Agro 4.0, também chamado de agricultura digital, a impressão é que estamos falando de algo do futuro. Mas podemos dizer que, hoje, o Agro 4.0 já começa a ser uma realidade no Brasil? Por quê?

Já é uma realidade. Nós definimos como agro 4.0 uma agricultura baseada em tecnologia de ponta, conteúdo digital e conectada, numa analogia à indústria 4.0, como resultado da transformação digital no setor, a modernização, a tecnificação e a inovação em toda a cadeia de produção agrícola.

A Região de Campinas se destaca nesse assunto? Temos empresas e centros de pesquisa investindo no tema?

Sim. Na região de Campinas temos institutos de pesquisa tanto na área de agricultura quanto na área de tecnologia. Podemos destacar o Instituto Agronômico (IAC) e dois centros de pesquisa da Embrapa: Informática Agropecuária e Territorial. O CPQD, CNPEM, Centro Renato Archer, Instituto Eldorado, Ital e as universidades (Unicamp, PUC Campinas, Mackenzie, entre outras), além de grandes empresas na área do agro e de tecnologia da informação e comunicação. Campinas tem um ecossistema favorável para fomentar a inovação em agricultura digital no País.

 

Quando se fala em Agro 4.0, o conceito de sustentabilidade já está agregado? 

Com certeza, porque para que o Brasil continue sendo protagonista na agricultura mundial, é necessário garantir a sustentabilidade em todas as suas dimensões (econômica, ambiental e social). Para tanto, é necessário cada vez mais agregar novas tecnologias para aumentar a produtividade sem muita expansão de área, otimizando o uso de recursos naturais e automatizando alguns processos de modo que o pessoal do campo deva ser capacitado para trabalhar com essas novas tecnologias.

Quais são as próximas cinco tendências do Agro 4.0?

Dentre as tecnologias que estão sendo cada vez mais utilizadas no campo, podemos destacar sensores, drones, colheitadeiras automáticas, ordenhas automatizadas caminhando para ordenhas robotizadas além de imagens de satélite em diferentes resoluções. Tudo isso gera dados e informações em diferentes formatos e é cada vez fica mais difícil o homem analisa-los. Então estão surgindo novas tecnologias como, por exemplo, internet das coisas em que se pressupõe a integração destes dados gerados e computação em nuvem para armazenar este grande volume de informação. Outra tendência é o big data e analytics com o uso de algoritmos de inteligência artificial/machine learning para analisar esse grande volume de dados, além de técnicas de visão computacional e reconhecimento de padrões. Outra tendência é o blockchain que pode ser usado na rastreabilidade das cadeias produtivas para dar mais transparência ao processo.

Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo Agro 4.0 – Rumo à Agricultura Digital, escrito pela Silvia Massruhá e por Maria Angélica de Andrade Leite.

Serviço:

Quando: 30 e 31 de outubro de 2019, a partir das 9h

Onde: Expo D.Pedro – Av. Guilherme Campos, 500. Jardim Santa Genebra, Campinas-SP.

Gratuito

Inscrições: em breve mais informações sobre a abertura das inscrições!

Equipe de Comunicação InovaCampinas 2019

Bruna Mozer: (19) 9 9641-6432
Sarah Schmidt: (19) 9 8103-4648
comunicacao@inovacampinas.org.br