Conheça 10 programas de computador da Unicamp que estarão na Software Experience

Conheça 10 programas de computador da Unicamp que estarão na Software Experience

Um sistema para auxiliar na tomada de decisão para investimento no mercado financeiro, um aplicativo voltado para gestores que utilizam a metodologia Lean Thinking, um software de gerenciamento do conhecimento e um programa computacional que detecta usuários falecidos nas redes sociais são alguns dos vários software desenvolvidos na Unicamp que estarão disponíveis na área de exposição da Software Experience 2017, que acontece durante o InovaCampinas, no próximo dia 25 de outubro, na Expo Dom Pedro. O intuito é aproximar os desenvolvedores dos programas de computador da Unicamp com empresários e representantes da área de TI. As exposições acontecem durante todo o evento, das 9 às 18 horas. Para participar, basta se inscrever na SWXP, aqui.

Confira, abaixo, os 10 programas de computadores que oferecem soluções para várias demandas de mercado e poderão ser conferidos no evento:

Geometric Voice

Desenvolvido para a apresentação de figuras geométricas em duas (2D) e três dimensões (3D), destinado principalmente a pessoas com deficiência visual. O programa permite criar e imprimir desenhos geométricos em Braille, funções que até o momento não estavam disponíveis para pessoas que não enxergam. É uma ferramenta computacional educativa e de fácil acesso. O programa realiza síntese de voz e utiliza o teclado do computador como o meio de inserção de dados.

Demortuos

É um simulador que testa métodos computacionais de detecção de usuários falecidos em uma Rede Social Online (RSO). Simula a operação diária de uma RSO e busca por inativações, falecimentos e trocas de mensagens dos usuários. Valida métodos para detecção específica de usuários falecidos em uma rede onde há ativos, inativos e falecidos. O sistema possibilita possível uma adaptação direta para inclusão de métodos de detecção de inativos, permitindo extensões para teste de métodos para outros tipos de classificação de usuários.

Botão do Pânico

Possibilita o acionamento de um botão de pânico para pedir ajuda, sempre que o usuário se encontrar em uma situação de risco. Ferramenta de fácil e rápida utilização, necessita apenas de smartphone com GPS ativo, em que haja o aplicativo instalado e configurado. Se o usuário se encontrar em alguma situação que necessite de ajuda, basta pressionar o desenho do botão vermelho para emitir um pedido de socorro e ter chamado atendido.

StockMOS

Destina-se a investidores que realizam operações de compra e venda no mercado de ações, tendo sido desenvolvido para apoiar o processo de tomada de decisão para estas operações. Possibilita ao investidor ter à sua disposição um rol de informações que fundamente as suas operações de compra e venda de ações. É de fácil utilização e possui uma interface simples, que permite ao usuário definir alguns parâmetros de operação. Em experimentos simulados de compra e venda de ações, o StockMOS levou a ganhos até 50% superiores.

EPLIT

Software desenvolvido para auxiliar gestores de hospitais e empresas que utilizam a metodologia de gestão Lean Thinking. Consisti em um questionário de 29 perguntas com resposta em Likert-scale na plataforma web. As respostas são analisadas pelo software, que emite o diagnóstico sobre os pontos fortes e fracos da organização. Auxilia os gestores a diagnosticar o estágio de implementação de lean e alocar esforços/recursos para melhorias.

Hipnos Acústica

O programa Hipnos Acústica contribui para a criação de ambientes com desempenho acústico adequado, sistematizando conhecimentos, normas e procedimentos, possibilitando a simulação de interferências acústicas nos ambientes. Facilita a tomada de decisões de projeto e possibilita combinações de diferentes materiais dos sistemas construtivos, além de permitir a utilização de sistemas inovadores que atendam a norma, por meio de simulações.

Diário Saúde

O Diário Saúde foi desenvolvido como um recurso de fácil manuseio, que permite o treinamento domiciliar dos músculos do assoalho pélvico, complementando uma abordagem fisioterapêutica inicial. auxilia no tratamento domiciliar, fazendo com que a paciente não tenha que se deslocar até o hospital para realizar sua rotina de exercícios. Além disso, há possibilidade de monitoramento e aumento da eficácia do tratamento.

BLUE-KMS®

Trata-se, basicamente, de um software para o gerenciamento do conhecimento. O BLUE-KMS é capaz de extrair o conhecimento de pessoas a partir de textos e questionários, convertendo-os em mapas conceituais, estruturas que representam conjuntos de conceitos de maneira gráfica. Além de desenhar os mapas, o sistema os armazena e compara, revelando similaridades ou dissimilaridades de pontos de vista. converte o conhecimento em mapas conceituais, além de atuar na gestão do conhecimento, pois permite armazenar “ideias”.

MultiMinFTTH

Permite a inferência de histórias térmicas de regiões de interesse geológico, além de possibilitar a integração de dados de diferentes minerais (apatita, zircão, epídoto e muscovita). O principal diferencial do aplicativo é inferir histórias térmicas para diversos tipos de minerais, entre eles, apatita, zircão e epídoto. Além disso, pode ser utilizado por múltiplos usuários. Trata-se de uma tecnologia inovadora, pois permite a calibração de modelos.

SISCOFAD

Permite realizar o controle de uma estação de tratamento de água, automatizando seu funcionamento. Oferece como principais vantagens a implementação de uma plataforma de controle de processo de fácil compreensão e operação para o processo de flotação por ar dissolvido, permitindo a automação flexível.

Além da já tradicional exposição, o evento contará com a apresentação dos projetos do Desafio Smart Campus, mesa-redonda sobre IOT, palestra sobre novos negócios em TI, palestra com vencedores do prêmio Google Awards e oficinas e workshops oferecidos pelo Google Developer Group (GDG). Confira a programação completa em: www.inova.unicamp.br/softwareexperience

Sobre a Software Experience 2017

O evento, que está em sua terceira edição, conta com o patrocínio da Matera Systems, Embraer, Capes e do Governo Federal. São parceiros do evento a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e do Google Developer Group (GDG) Campinas.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.inova.unicamp.br/softwareexperience

Fonte: Inova Unicamp

Cadastre seu e-mail no formulário ao final da página e receba a nossa newsletter 🙂

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades 🙂

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

 (19) 3521-2556