Células-tronco aderidas à fio de sutura acelera recuperação de pacientes

Células-tronco aderidas à fio de sutura acelera recuperação de pacientes

Texto e Fotografia: Vanessa Fujihira

Devido a sua capacidade de diferenciação em células de diversos tecidos do organismo, as células-tronco possuem alto potencial terapêutico e medicinal. Baseado nisso, a startup Fawke desenvolveu, a partir de tecnologia da Unicamp, um modelo de negócios para a venda de fios de sutura com células-tronco aderidas. A inovação será apresentada no 3º InovaCampinas, nos dias 20 e 21 de outubro, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

“O fio de sutura com as células-tronco acelera a cicatrização e reduz o tempo de exposição a agentes infectantes. Dessa forma, representa uma estratégia para acelerar a cicatrização, redução de custos hospitalares e melhor recuperação do paciente”, explica Marina Alves, uma das sócias-fundadoras da empresa. Ela afirma que a tecnologia possui um mercado amplo e diversificado dentro da área de saúde, tanto em humanos quanto para aplicação veterinária, tendo como principal público-alvo hospitais e centros de cirurgias.

Além dos benefícios na recuperação do paciente, a utilização do fio durante o procedimento cirúrgico oferece um melhor resultado estético, diminuindo as marcas deixadas pela intervenção. Neste sentido, a sócia conta que o produto da Fawke vem para também suprir uma necessidade identificada no mercado de animais de alta performance. “Cavalos e cachorros de exposição, por exemplo, participam de concursos cujo pré-requisito é não ter nenhuma cicatriz ou defeito aparente”, completa.

A Fawke, que atualmente está em processo de pré-incubação na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), marca presença no InovaCampinas no dia 21, sexta-feira, no período da tarde, e apresentará o funcionamento e os princípios do fio de sutura da startup. Interessados em conhecer mais sobre o negócio, podem realizar sua inscrição no evento aqui ou acessar a página da empresa em: http://www.inova.unicamp.br/incamp/portfolio_page/fawke/ .

 

Serviço:

3º InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado

20 e 21 de outubro

Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Mais informações: http://inovacampinas.org.br/

Inscreva-se gratuitamente: http://inovacampinas.org.br/#inscrevase

A 3º edição do InovaCampinas é realizada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora em parceria com a Unicamp e conta com o patrocínio da Prefeitura de Campinas, da Desenvolve SP, da FAPESP, da Terras de Barão Empreendimentos e da Somorelate.

Apoiam o evento o IAC, o Grupo RAC, o V8 Startups, o LIDE, a Inova Unicamp, o CIESP Campinas, o CRC&VB, a Associação Campinas Startups, a Incamp, a IMA (Informática de Municípios Associados), a ANPEI, o SindusCon SP, o Núcleo Softex Campinas, a Baita Aceleradora, a Innova Ventures Participações, o Movimento 100 Open Startups e a Rede Global do Empreendedorismo de Campinas.