5 dicas para realizar um networking efetivo em um evento de negócios

5 dicas para realizar um networking efetivo em um evento de negócios

Um dos principais atrativos do InovaCampinas Trade Show 2019 é a possibilidade de realizar networking efetivo e criar oportunidades de novas parcerias e negócios. O InovaCampinas, especialmente, conta com uma ampla área de exposição (veja mais aqui) onde será possível circular e se conectar com pessoas estratégicas e os principais players de mercado. Pensando nisso, nós conversamos com Maria Paula Castro, consultora do Sebrae – apoiador do evento – que separou dicas práticas para realizar um networking efetivo em uma feira ou evento de negócios. Confira:

 1 – Prepare-se antes

Informe-se sobre quem estará no evento e se organize para encontrar pessoas que possam ser relevantes para você. Uma das formas de fazer isso é estudar a agenda do evento, informando-se sobre em quais conferências podem estar presentes pessoas interessantes e consultar quais expositores estarão no local.

2 – Use a rede social a seu favor

O Linkedin é uma ótima ferramenta para saber mais sobre o perfil profissional de uma pessoa. Por isso, use a rede social para ter mais informações sobre as pessoas com as quais você pretende se conectar. Estar informado sobre a função e cargo que o profissional possui é um passo importante para iniciar sua abordagem.

3 – Alinhe seu discurso e esteja informado

Além de cartão de visita, recurso básico para um momento como este, é importante que você tenha um discurso rápido e objetivo sobre o negócio. Assim, a conversa pode fluir mais fácil e você poderá causar impacto positivo no início. Estudar e se informar sobre tendências ou sobre lançamentos que estão ocorrendo também vão te ajudar a pautar os assuntos.

4 – Não tenha vergonha

Em eventos como este, todos estão abertos ao networking e a novas conexões. Por isso, circular pelos espaços é fundamental para estabelecer uma boa rede de relacionamento. Evite ficar no celular ou com grupo muito fechado de amigos.

5 – Estabeleça a conexão após o evento

Após o evento, é hora de entrar em contato com as pessoas que de alguma forma podem render uma boa parceria. Marque um café por e-mail ou Whatsapp, caso o número esteja disponível no cartão. Hoje esta ferramenta é tranquilamente aceitável. Para não se esquecer dos contatos recebidos no evento, lembre-se de marcar no cartão alguma referência sobre a pessoa e que te faça lembrar da conversa. Se for procurado após o evento por alguém que considere não haver conexão, seja ponte: indique outros contatos que tenha recolhido e repasse à pessoa.

 

Serviço:

Quando: 30 e 31 de outubro de 2019, a partir das 9h

Onde: Expo D.Pedro – Av. Guilherme Campos, 500. Jardim Santa Genebra, Campinas-SP.

Gratuito

Inscrições: em breve mais informações sobre a abertura das inscrições!

Equipe de Comunicação InovaCampinas 2019

Bruna Mozer: (19) 9 9641-6432
Sarah Schmidt: (19) 9 8103-4648
comunicacao@inovacampinas.org.b