Notícias

Cesar__059

3 conselhos práticos para ser um líder lean

Como a liderança (ou falta dela) pode determinar o futuro da sua empresa?

Para a CI&T, empresa que nasceu das mãos de estudantes da Unicamp e hoje tem unidades em cinco países, além da sua sede em Campinas e filiais em três capitais brasileiras, a liderança foi, entre outros fatores, determinante para o sucesso.

Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T, parceira na transformação digital das marcas mais valiosas do mundo com mais de 2.500 colaboradores, contou sua trajetória empreendedora no CEO Fórum Campinas 2017 realizado pela Amcham, em Paulínia.

Ao compartilhar a sua história como empreendedor e seus altos e baixos numa palestra que tirou boas risadas do público, Gon mostrou como a sua forma de liderar foi fundamental para a sua empresa dobrar de tamanho e se tornar internacional, quando todos esperavam que a única saída fosse fechar as portas. “A CI&T desenvolve pessoas antes de desenvolver software, este é o nosso core”, afirma.

Com base na filosofia da Liderança Lean, Gon deu dicas de como desenvolver um perfil de líder. Confira:

Crie um ambiente de troca e permita errosCesar__059

A grande dica para quem quer desenvolver sua liderança é estabelecer uma relação com seu time, onde fique explícito que aquele é um ambiente de troca e aprendizado. Onde você, apesar de ser líder, é vulnerável e tem incertezas. É importante reconhecer que os erros fazem parte do processo de aprendizado e que esse conhecimento seja compartilhado. Um bom líder precisa criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para tentar e errar.

Use a inteligência coletiva

É necessário fazer a inversão do papel do líder, e se colocar no lugar de alguém que está num ambiente de aprendizado e não um indivíduo que vai ensinar ou mostrar que sabe mais que sua equipe. É permitir que o time tenha diversidade, diferentes perspectivas frente a um problema e que use a inteligência coletiva de forma poderosa. A inteligência de todos é muito maior que a inteligência de apenas um indivíduo. O papel do líder é justamente criar essa inteligência coletiva para que ela aflore e as pessoas se sintam parte da empresa.

Faça parte da equipe

O grande desafio da liderança é criar um clima completo, em que as pessoas coloquem o seu talento e sua criatividade para resolver os problemas de forma inédita, inovadora. O papel do líder é se posicionar como um membro da equipe que está ali para facilitar que todos contribuam de forma criativa com o problema a ser resolvido. É fazer com que todas as oportunidades sejam aproveitadas.

 

Gostou do conteúdo? Fique ligado nas novidades do InovaCampinas.

Cadastre seu e-mail no formulário ao final da página e receba a nossa newsletter 🙂

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades 🙂

Comunicação | Assessoria de Imprensa

Contato: Bruna Mozer

(19) 9 9641.6432

 (19) 3521-2556

contato@inovacampinas.org.br

comunicacaoinova@inova.unicamp.br